São Fco.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Razões de uma derrota
Uma eleição é sempre um conjunto de detalhes a influenciarem o resultado final. Quero registrar uma percepção que tive do processo, vendo seu desenrolar a partir da posição de professor universitário em um curso de direito.
No início do processo eleitoral era nítido que os jovens tinham dificuldade em manifestar seu apoio a Dilma e ao PT. Para quem tem 18 anos, o PT é um partido do poder. Não existe neles a memória das lutas na redemocratização. Os jovens de esquerda manifestavam-se com mais tranquilidade em seu apoio ao Psol, principalmente.
Mas, Aécio Neves ajudou muito a mudar isto no segundo turno. Ele recebeu apoio de tanta gente repudiada pela juventude que facilitou e muito a vida de Dilma. Quando ficou claro que Malafaia, Bolsonaro, Feliciano e outras figuras do reacionarismo mais tacanho estavam com ele, ficou fácil perceber o lado certo na disputa.
Também não ajudou em nada indicar desnecessária e antecipadamente seu ministro da Fazenda, que desastradamente afirmou coisas como "o salário mínimo está muito alto".
Mas a maior gafe fica para o FHC e seu comentário sobre serem os eleitores do PT os mais desinformados. Ofender o auditório é erro argumentativo gravíssimo.
Que bom, continuem assim!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.