São Fco.

São Fco.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Justiça do Trabalho condena Shell e Basf a indenizar funcionários

Da Folha de hoje

"DE CAMPINAS - Em uma ação por contaminação de substâncias tóxicas, a Justiça do Trabalho de Paulínia (117 km de SP) condenou ontem as multinacionais Shell e Basf a pagar R$ 622 milhões de indenização por danos morais, além de custear assistência médica a ex-trabalhadores.

As empresas também serão obrigadas a pagar uma indenização individual de R$ 20 mil por ano trabalhado a cada um dos ex-funcionários.
A sentença é resultado de uma ação coletiva movida em 2007 pelo Ministério Público do Trabalho e pela associação dos ex-trabalhadores da extinta fábrica de agrotóxicos.
Um parecer do Ministério Público indicou que as pessoas que trabalharam ou residiram na localidade foram expostas a substâncias químicas como arsênico, chumbo, níquel e manganês.

A Shell informou por meio de nota que, "confiando na Justiça e na defesa de seus direitos, irá recorrer às instâncias superiores".
A Basf informou, também em nota, que "vai recorrer da decisão, pois não concorda com o absurdo da sentença proferida que se baseou na contaminação ambiental causada e assumida pela Shell"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.