São Fco.

São Fco.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

DSK e Aécio




O acontecimento desta semana que mais se destacou foi a prisão do chefão do FMI, acusado de tentativa de estupro. Quem poderia imaginar que uma coisa dessas poderia suceder?

Evidentemente não vou aqui prejulgar Strauss-Kahn. Todos são inocentes até sentença condenatória, este é nosso credo. Mas, direito é uma coisa, política é outra. DSK era pré-candidato favorito às eleições em seu país, a França. Se o tempo do direito é lento e precavido, o tempo da política no mundo atual é o da instantaneidade. Ele já não manda mais no FMI e não tem condições de tentar derrotar Sarkozy.

Há aqui uma lição a ser apreendida por quem quer se meter com a vida pública. A mulher de César, além de ser séria, tem que parecer séria, diz o vetusto ditado. O que faz com que DSK seja abatido no tempo da política é a verossimilhança das acusações que agora pesam sobre ele. Choveram relatos de que sempre foi mulherengo e até mesmo violento com mulheres. Aí, meu amigo, bau-bau...

O que ocorreu com DSK me faz lembrar nosso presidenciável tucano, Aécio Neves. Há três semanas pego com carteira vencida e se negando a fazer o bafometro numa blitz no Rio. Basta botar o nome dele no "google imagens" e logo aparecem fotos dele, recorrentemente com diversas mulheres bonitas, não raro em trajes de banho (como na foto acima).

Vejam bem, meu argumento não é moralista, longe de mim. Cada um que tenha sua vida como lhe aprouver. Mas, quem entra na vida pública, tem que saber que há um preço a pagar. A aspiração de Aécio é muito grande para ele continuar levando uma vida de "plaiboy". Se não amadurecer na vida pessoal nos próximos anos, pode suceder-lhe algo como o ocorrido com DSK.

Lembro-me agora do ocorrido com Eliot Spitzer, governador de Nova York, há uns dois anos apenas. Tendo se notabilizado como promotor no combate às redes de prostituição, não aguentou quando veio a publico ser ele um cliente assíduo dos serviços da profissão mais antiga do mundo.

Seu sucessor, no ato de posse, evitou qualquer problema: saiu dizendo para todo mundo ouvir que já traíra sua esposa e já fora traído! Esvaziou quem tentaria liquidá-lo de saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.