São Fco.

São Fco.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Bicicletas e políticas públicas



A foto acima mostra as bicicletas destruídas pelo funcionário público gaúcho no último final de semana. Quem não ficou perplexo diante das imagens? Foi incrível que ninguém tenha se machucado com maior seriedade.

O episódio me fez lembrar de Sevilha, onde estive agora em janeiro. A cidade me impressionou em vários aspectos, um deles o fato de possuir mais de 150 quilometros de ciclovias. Ciclovias protegidas dos carros, de mão dupla. Como a cidade é toda plana, turistas e cidadãos as utilizam com prazer e segurança.

Já em nossas cidades, a violência mostra sua face a todo instante. A opção pelo automóvel é dogma. Faltam calçadas, quem dirá ciclovias. Mesmo as ruas, em nossa cidade em nível máximo, estão deterioradas, plenas de buracos e quase sempre sem sinalização.

Numa época em que se discutem pelo mundo afora alternativas ao carro como forma de poluir menos e desafogar o trânsito das cidades, não há políticas públicas modernas para a mobilidade urbana em nosso país. Procurar meios alternativos de transporte(como bicicletas) não é questão de opção individual. Há que se providenciar condições objetivas para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.