São Fco.

São Fco.

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

2018: o ano que não vai terminar?

O título dessa postagem rabugenta é uma menção ao livro de Zuenir Ventura: "1968, o ano que não terminou".

Por tudo que vemos até aqui 2018 tem tudo para repetir 68. O penúltimo golpe foi dado em 1º de abril de 1964, com o aplauso de muitos que calculavam que a deposição de Jango poderia lhes beneficiar de alguma maneira. Pensava-se que os militares seguiriam o padrão de pronunciamentos das décadas antecedentes: apoio à ruptura institucional com entrega do poder em seguida a algum civil. Mas desta vez seria diferente e os militares deram o golpe e ficaram com o poder para si. Por 21 anos.

Entre 64 e 68 o golpe foi evoluindo paulatinamente até chegar no seu ápice, o dia 13 de dezembro de 1968, quando o o governo mandou "os escrúpulos de consciência às favas" (fala de Jarbas Passarinho) e baixou o Ato Institucional nº 5. Começava a ditadura escancarada (GASPARI).

Nós estamos agora no período em que ainda subsistem alguns escrúpulos de consciência entre os golpistas e por isso ainda se fala em eleição para o próximo ano, as pessoas ainda podem reclamar de excessos cada vez mais evidentes e crescentes e mesmo na esquerda ainda há alguma movimentação de lideranças.

Mas que ninguém se engane, nossa democracia ainda dá alguns sinais de vida, mas são apenas espasmos de uma vida social e política já amplamente tutelada. Os indicadores são claros e se avolumam, numa crescente que visa apontar a direção inequívoca dos eventos e com isso intimidar quem for contrário, buscando salvar as aparências diante do mundo. Mas, se a sociedade se fizer de desentendida certamente haverá a ruptura escancarada.

Quem diz isso não sou eu. Cito apenas a cúpula do Exército brasileiro, que claramente afirmou em palestras e entrevista na rede Globo (a Globo não faltará, é outra certeza para 2018) que se o Judiciário não impedir que o "socialismo radical" (palavras de um general de pijama no EStadão) petista retome o poder federal as Forças Armadas irão encaminhar a "intervenção militar constitucional", impondo uma solução para o "problema".

Generais falaram isso abertamente. Nenhuma autoridade civil lhes fez qualquer objeção ou menção de responsabilização. O Judiciário claramente age neste sentido, primeiro com uma sentença ilegal que condenou Lula no caso do triplex do Guarujá, agora com o agendamento célere da análise do seu recurso no TRF 4 para fins de janeiro de 2018. Combine isso com a gravíssima decisão do STF no ano passado, que violou em nome da Lavajato uma cláusula pétrea da Constituição, permitindo a execução provisória de decisões condenatórias de 2ª instância e você tem o quadro completo para entender porque este golpe não é (tampouco "foi", pois está sendo) parlamentar. Trata-se de um golpe, até aqui, empresarial-judicial-parlamentar. Acrescentemos, diante do que escrevi acima, mais um ator, sem medo de errar: empresarial-judicial-parlamentar-militar.

É um quadro político, apesar da aparente calma na superfície, de extrema tensão. Os golpistas que  interromperam um longo ciclo de poder legítimo da esquerda democrática implementaram em poucos meses reformas antipopulares que em nada contribuem para uma almejada consolidação do golpe por meio das urnas. Em todas as pesquisas dois candidatos não confiáveis para os golpistas reúnem mais de 50% das intenções de voto para presidente em 2018: Lula e Bolsonaro. O fato é que os setores golpistas não lograram até o momento (e no tempo da política já estamos às portas da "eleição" prevista para outubro) construir um candidato viável. Lula, uma liderança democrática impressionante, teria tudo para se eleger até mesmo no primeiro turno. Como não poderá concorrer, tudo indica que o seu candidato, o candidato que vier a ter o seu apoio será o mais votado. A elite do atraso (Jessé SOUZA) tem que fazer um esforço para entender que manipulação tem seus limites: o povo vota de acordo com seus interesses e por isso uma plataforma de crescimento econômico com inclusão social sempre granjeará a legitimação popular.

Como os golpistas farão o que for necessário para evitar a volta da esquerda, já se pode antever um ano de grandes turbulências. No mínimo, será necessário explicitar a manipulação em diversas esferas, como exemplifica o encaminhamento por Gilmar Mendes da proposta do "semipresidencialismo". Ficará ainda mais clara a manipulação das regras para a indução do único resultado aceitável para as elites do atraso: um governo da elite para atender os interesses da elite.

É difícil imaginar que os setores populares se conformarão com essas manobras palacianas. A esquerda aceitou a destituição de Dilma e se manteve controlada durante as reformas de Temer em grande medida porque apostou todas as fichas na eleição do ano que vem - um erro grave ao meu ver. Que fará esta esquerda quando for inevitável passar o recibo público de que as eleições do ano que vem não serão feitas em moldes que possamos chamar de democráticos? Ainda permanecerá silente? Não creio.

Finalizo registrando que 2017 foi um ano muito triste para a universidade brasileira. A universidade pública é uma voz importante na denúncia do golpe que estamos vivendo e claramente foi montada uma estratégia para a sua criminalização. Foram várias as operações midiáticas promovidas pela polícia federal com o modus operandi da lavajato, que reúne dois ingredientes extremamente danosos: prisões ilegais em quantidade e exposição midiática massiva. Foram vários os casos, os dois mais recentes na UFSC e UFMG. Na UFSC, o reitor preso ilegalmente cometeu o ato extremo, sem que isso tivesse causado qualquer constrangimento na cúpula da PF. Aliás, aqui também o recado foi dado para quem tiver olhos para ver: a delegada condutora do caso foi PROMOVIDA à superintendência da PF em Sergipe. Acorde quem ainda estiver dormindo, porque tudo acontece diante da cara de uma população sonolenta.

Creio que podemos colocar a epígrafe que Dante Alighieri projetou para o seu inferno na porta de entrada de 2018: "Lasciate ogni speranza voi che entrate".

Obs.: na imagem acima o grande motivo de a elite do atraso não ter nenhum apreço pela democracia.

P.S.: Não posso deixar de fazer um registro aqui de um fator que compreensivelmente é pouco citado: a saúde de Michel Temer. A saúde de um chefe de Estado normalmente é objeto de grande segredo, pois sozinha é um fator de estabilização/desestabilização política. Temer tem problemas na próstata. Benigno? Maligno? Poucas pessoas têm esta informação e essas pessoas estão em condições de dar as cartas no momento decisivo. Temer é cardiopata grave. Acompanhei os boletins de sua internação há pouco tempo, quando lhe foram introduzidos stents. A notícia era de obstrução de 90% das artérias, o que em situações normais imporia uma cirurgia de ponte de safena ou mamária. Esta cirurgia não foi feita devido à (1) idade do paciente e (2) sua condição pessoal de chefe de EStado. A saúde de Temer, num ano que já promete ser extremamente complicado, é um fator decisivo a mais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.