São Fco.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
Dilvânio de Souza
Dilvânio deixou o curso de direito da UNESC.
"Só posso lamentar!", repito agora o que eu e ele lemos uma vez num relatório institucional sobre motivos alegados pelos alunos para desistirem de continuar o curso. Eu e ele lemos o relatório porque éramos, então, os coordenadores do Curso.
Não vou aqui repetir o que todos sabem sobre o Dilvânio. Ótimo professor, amigo leal, pai dedicado, sujeito bem-humorado, adjunto que dividiu o fardo de coordenar o curso num momento muito difícil, de consolidação do que antes não passava de um projeto. E um projeto crítico e acadêmico, um projeto ousado.
Quero relembrar apenas uma história. Por isto colei acima duas imagens. Peço que olhem a notícia sobre a sessão de julgamento do TJ. Foi a primeira realizada aqui na UNESC. No quadro pequeno está o Dilvânio, fazendo sua sustentação oral.
Na sessão realizada, calhou de haver um processo em que o Dilvânio era advogado e, logo de cara, ele afirmou que se inscreveria para fazer a sustentação oral, dentre vários motivos, para que os alunos presenciassem uma sessão com mais complexidade.
Eis que chega o tal processo. O relator era o Wilson do Nascimento. Ele lê o relatório e a palavra é passada ao Dilvânio para suas considerações. A foto registra este momento. Quando a palavra é devolvida ao relator, este diz mais ou menos o seguinte:
"eu já estava com o voto pronto, aqui nas minhas mãos, impresso. Mas, a sustentação do procurador foi de tal modo consistente que, pela primeira vez, mudei de posicionamento durante a sessão, e votarei favoravelmente o recurso."
Lembro-me ainda hoje a impressão causada pelo ocorrido. Foi ótimo por ter sido com o nosso professor da casa e adjunto, mas também por mostrar um judiciário aberto a argumentos e valorizando a figura do advogado.
A outra foto do post mostra o Dilvãnio sendo homenageado por uma de suas turmas preferidas. Deve ter ficado "arrepiado"!
Abraço amigo! A amizade continua fora da universidade, assim como a vida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Uma grande perda para o Curso de Direito da Unesc. Mas por todos esses anos ele cumpriu o seu papel, ensinando a sermos pessoas mais humanas e determinadas quanto aos nossos objetivos.
ResponderExcluir