São Fco.

São Fco.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Depois do primeiro turno - BR



Vai haver segundo turno. Dilma, em primeira disputa eleitoral, ficou em primeiro lugar entre os postulantes. Serra fez menos votos que Alckmin em 2006 (1º turno). Marina cumpriu seu papel, de levar a disputa ao segundo turno.

Tenho um vinho apostado com Vladimir que Marina apoiará Serra. na verdade, o mais provável é que ela não se exponha tanto (pensando em 2014), mas que o PV vai de Serra, alguém duvida? É só observar como o PV esteve no primeiro turno, de braços dados com DEM e PSDB. Não se trata de escolha pessoal, mas de relações de poder que já se consolidaram. Em todo caso, pago o vinho com gosto se ela apoiar a Dilma!

Dilma e Serra são os candidatos mais sem carisma dos últimos tempos. O segundo turno deve favorecer um reposicionamento de imagem e de campanha, incluindo aí o discurso de cada um. Quem fizer isso melhor aumenta suas chances. Mas, campanha tem discurs, mas não é só discurso e a situação em vários aspectos é favorável á candidata governista.

Que a pauta seja preenchida com debates sobre visoes de mundo e propostas de governo. Que não se venha com falso moralismo, não retrocedamos todos para ganhar os votos evangélicos: ninguém tem o direito de impor seus valores aos demais.

Incrível ver como o voto é uma coisa, em muitos casos, aleatória. Muitas pessoas decidem seu voto minutos antes de chegar na seção eleitoral. Incrível como o destino do país é decidido sem o devido peso da responsabilidade. Outros, sem noção de como funcionam as instituições, votam no partido A para o executivo e no partido contra-A para o Legislativo, o que é uma verdadeira sabotagem política!

Mas, aos trancos e barrancos, o país avança. Temos para o segundo turno, dois candidatos preparados para governar o país, em coligações de partidos que tem tamanho e história para dar conta do recado (não era o caso de Marina, me perdoem os ingênuos). Dois candidatos que combateram a ditadura, mais importante. Estamos avançando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.