São Fco.

São Fco.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

História do Curso de Direito da UNESC: primeira coordenadora


A autorização para funcionamento do Curso saiu quando nossa Instituição ainda não era Universidade. A FUCRI poderia dali por diante receber 50 alunos/ano de Direito (período noturno) e o momento em que a autorização foi publicada obrigou a Administração a fazer um vestibular especial, após a realização regular do vestibular de inverno da ACAFE. Por isso comemoramos o aniversário do Curso em 16 de setembro de cada ano, pois a primeira aula foi precisamente nesta data.

Quando o Curso de Direito foi criado, havia na Instituição apenas outros sete cursos. A expectativa gerada com a sua criação foi enorme, somente superada em termos simbólicos com o advento do Curso de Medicina e seu projeto radicalmente inovador.

As regras da FUCRI determinam que até a formação da primeira turma de um novo curso de graduação a Reitoria indique a Coordenação do Curso. Foi o que fez o professor Edson Carlos Rodrigues, reitor da época, que nomeou a professora Samyra Haideé Dal Farra Naspolini. Nascida em Criciúma, filha da professora da casa Maria Dal Farra Naspolini, Samyra havia concluído seu mestrado no CPGD/UFSC e retornou à cidade para instalar o novo curso.

A escolha de Samyra para a coordenação foi fundamental para que o curso consolidasse o perfil esperado pelas novas diretrizes curriculares e tivesse a “cara” que tem até hoje. Ela foi a pessoa certa, na hora certa, no lugar certo. Samyra plantou a semente.

Tal fato se deve principalmente à seleção dos docentes realizada pela coordenação nos primeiros momentos de existência do curso. Este passo inicial permitiu que aqui surgisse um curso que faz pesquisa e extensão em quantidade e qualidade difícil de encontrar em outros lugares, devido á tradição instalada nos outros cursos jurídicos.

Samyra ficou por aqui quase dois anos. Tinha como seu braço direito o professor Daniel Torres de Cerqueira, primeiro líder do NUPEC, núcleo criado na gestão da primeira coordenação. Samyra saiu da UNESC para cursar doutorado na PUC-SP e seu substituto, também nomeado pelo reitor, foi o prof. Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.