São Fco.

São Fco.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Depois do primeiro turno - SC


Foi-se o primeiro turno. Em SC a eleição findou aqui mesmo. O DEM, partido que diminui a cada eleição em todo país, no Estado dos Bornhausen segue colhendo vitórias. JKB está de parabéns, pois obteve êxito político, desta vez em parceria com LHS. A ironia é lembrar que LHS se elegeu em 2002 com a missão declarada de acabar com as oligarquias em SC. Vê-se que foi discurso de ocasião. O DEM não elegeria um governador sozinho.

Mas, isto é passado. LHS é o grande vitorioso desta eleição. Elegeu governador, dois senadores, seu partido fez boa bancada.

Pavan é o maior derrotado. Largou 4 anos de senado para concorrer ao governo, foi alvo de fogo amigo no caso Arrows e sequer foi sócio da vitória da situação nesta eleição.

Ângela deve estar lamentando. A estratégia do PP levou a uma grande derrota. Não falo aqui de declarar apoio à Dilma, pois a candidata de Lula perdeu em SC, como Lula perdeu em 2006 para Alckmin. O PP não tinha pernas para uma eleição deste porte. O PDT não somou nada além so símbolo de não estar isolado na disputa. Continuo pensando que o melhor para o PP era ter indicado Ponticelli para vice de Ideli, um Amin para o senado e outro para a Câmara. Se perdesse o governo, restaria o senado. O PP diminuiu muito com estas opções feitas e executadas.

Ideli fez o que pôde. SC é estado conservador. PT ganhar aqui ainda demora um pouco. Até quando Lula veio a SC a coisa não foi boa, pois hoje, com o resultado das urnas, vemos que defender a extirpação do DEM (em Joinville) foi petição de princípio, já que a maioria queria Raimundo Colombo e Dilma afinal perdeu em SC.

Raimundo Colombo é nosso Governador, isto é fato. Resta torcer para que faça um bom governo. E para que possa significar uma renovação na direita catarinense, que possa ajudar a construir uma direita democrática que Sc e o país precisam com urgência. Para isto, necessário que ele se consolide como força autônoma ao clã dos Bornhausen. Não conheço de perto as relaçõe sde força no ex-PFL/SC. Estarei sonhando demais? A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.