São Fco.

São Fco.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Formar Filósofos ou Juristas?



Nos primeiros anos do Curso de Direito da UNESC, enfrentávamos uma crítica que colocava um falso dilema: formar filósofos (não falarei sobre o preconceito com a Filosofia embutido aqui) ou juristas? Algumas pessoas tinham uma concepção equivocada de que proporcionar uma reflexão mais ampla ao estudante de direito prejudicava sua formação profissional.

Felizmente, conseguimos tempo suficiente à frente do projeto para provar que estávamos num caminho certo ao apostarmos nas novas diretrizes curriculares: fomos o Curso mais novo a receber o OAB Recomenda em 2007, prova de que nosso projeto pedagógico não só não atrapalha o aluno como dá mais condições de aprovação nos concursos jurídicos.

Hoje, com a experiência que tenho de participar da comissão de especialistas em ensino jurídico do MEC, conhecendo a realidade dos Cursos de todo o Brasil, sei que os projetos que dão certo são os projetos semelhantes ao nosso. Na foto acima, um grande jurista filósofo amigo do Curso (ex-professor também, de 2000 a 2007), o Desembargador Lédio Rosa de Andrade, Doutor em Direito pela Universidade de Barcelona, Doutor em Psicanálise pela mesma universidade, pós-doutor em Direito, vários livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.