São Fco.

São Fco.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Conservadores, liberais, autocratas, democratas ou socialistas?



Que o Partido Democratas definha já é consenso mesmo na mídia mais conservadora. Mas as notícias desta semana deixam os que se interessam pela política no Brasil quase perplexos. Já que os catarinenses democraticamente escolheram o governador do DEM no ano passado, o destino do DEM é, agora, de interesse de todos os catarinenses.

Falo das sondagens que o PSB tem feito no sentido de incorporar as principais lideranças dos Democratas nos seus quadros. Para quem não sabe, PSB significa Partido Socialista Brasileiro. SOCIALISTA no programa, em sua história e em seus quadros referenciais. Vejamos um trecho de seu programa:

"O objetivo do Partido, no terreno econômico e a transformação da estrutura da sociedade, incluída a gradual e progressiva socialização dos meios de produção, que procurará realizar na medida em que as condições do País a exigirem."

Ora bolas, os Democratas representam no Brasil (e é importante para a democracia que representem este papel) os ideários da direita. Por seu programa, por sua história e por seus quadros referenciais, os democratas são conservadores. Vejamos um trecho de seu programa:

"Reconhecer a livre iniciativa como elemento dinâmico da economia e a
empresa privada nacional como agente principal da vida econômica do País."

Os trechos transcritos mostram que ainda existe, programaticamente, esquerda e direita no Brasil. São água e óleo. Seria simplesmente hilário ver os Bornhausen assinarem ficha partidária no partido que foi do Miguel Arraes.

Como penso que esta movimentação toda é para resolver a disputa interna marcada para 15 de março próximo, o mais provável é que isto tudo não passe de um delírio. Mas, a oposição precisa encontrar seu rumo e seria importante que o fizesse de maneira consistente. Sem partidos não há democracia de massas. Há que fortalece-los. Estas movimentações estão totalmente inspiradas na busca de soluções pessoais (vide Kassab). Assim não se avança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.