São Fco.

São Fco.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Palestra com Dr Valdemar Sguissard


Ontem, na formação continuada de docentes da UNESC, no auditório Ruy Hulse, assistimos a palestra do professor aposentado, doutor Valdemar Sguissard. Foi uma ótima abordagem da situação atual das universidades brasileiras.

O tema girou em torno da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, requisito constitucional para uma Universidade. O palestrante mostrou a evolução histórica da Universidade no Ocidente (que remonta ao século XII com a criação de universidades, as primeiras, em Bologna, Paris e Londres).

Suas conclusões foram: (1) um número ínfimo de IES no Brasil atendem ao mandamento constitucional (e relacionou isto com dados de titulação docente e regime de trabalho por tipo de IES), (2) nosso modelo de universidade é o napoleônico, "neoprofissionalizante", logo, não teríamos chegado ainda na universidade humboldtiana; (3)as políticas para avaliação implementadas pelos órgãos governamentais são excessivamente quantitativas, "contabilistas" ele chegou a afirmar, e isso gera uma distorção no ensino superior brasileiro.

Realmente a corrida por publicação desencadeada nos últimos anos no ensino superior está a produzir mais calor que luz. Mas, que esta crítica não sirva para embalar a indolência de quem nada produz, pois a abordagem aqui é mais sofisticada e vinda de um professor com bom nível de produção científica.

Obs.: na foto acima, a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, primeira do Brasil, junto com Olinda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.