São Fco.

São Fco.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

O discurso de Lula em Joinville


Hoje repercute na mídia a fala de Lula ontem em Joinville. Era um comício pró Dilma e Ideli, suas colegas de PT. Em grande medida esta fala repercute por ter sido uma fala contundente, onde, por exemplo, Lula afirmou ser necessário extirpar o partido DEMOCRATAS, por ser um partido que semeia o ódio, representante de uma direita que teria feito Getúlio se suicidar, Jango renunciar, ameaçado Juscelino e a ele próprio em 2005.

Ontem acompanhei este comício pela internet. Que coisa fantástica, um ato ser transmitido ao vivo sem depender da grande mídia. Quis assistir para ter uma idéia própria do que o Presidente anda dizendo, pois a mídia não inventa, mas cria contextos onde o que se fala toma outras dimensões, este é o seu lócus de manipulação e seu poder.

Antes, uma premissa. Alguns afirmam que um Presidente deveria ter postura de magistrado, não participando do pleito da forma como Lula o faz. Quero dizer que estou entre os que concordam com a necessidade de uma postura mais discreta dos governantes, mas então vamos combinar que isso não seja apenas uma vedação para os partidos de esquerda. Lembro aqui do caso Monforte/Ricupero, do vazamento de suas falas em “off” : "o que é bom a gente mostra, o que é ruim a gente esconde". Para eleger alguém do estamento vale? Então que valha para todos.

Tornou-se comum a afirmação que a política está muito morna, todos falando a mesma coisa. Que o interesse na política diminui por conta desta falta de contraste. Então ontem foi um dia memorável, pois Lula fez um discurso contundente. Criticou a direita brasileira. Disse quem faz parte dela em SC, a família Bornhausen. Foi direto: “os catarinenses vão votar num partido que entrou no STF contra o PROUNI?”.

Duas falas de Lula não me agradaram (num discurso longo, é verdade). Uma foi no sentido de que o que ele mais gosta ou se preocupa é de cuidar do povo brasileiro. A outra é de que a Dilma teria sido escolhida por Deus para governar o país. É. Ele disse algo assim. Quando Lula parece transitar da figura de um líder da classe trabalhadora para algo que paire acima de tudo isso não me interessa. Por isso não fui assisti-lo na BR.

Lula é um dos maiores líderes políticos e presidentes que o país já teve. Mas, será bom que obtenha o devido reconhecimento como líder político e ponto final. Sem mitificações. Quem leu algo sobre teoria da argumentação sabe que o orador fala dirigido à platéia. Tomara que o quem considero deslizes sejam apenas concessões ao que o sentimento médio da população considera aceitável. No mais, foi uma fala excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.