São Fco.

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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Política como argumentação - I



O homem na foto é o candidato ao Senado de São Paulo do PTC, Ciro Moura.

Tenho acompanhado (confesso, mais por diversão) a propaganda política de SP e RJ. Um dos "slogans" que saltou aos olhos foi o desse senhor: "Ciro 360, uma mudança de 360 º!"

Para aquecer a reflexão que vamos fazer em Filosofia do Direito, das campanhas políticas deste ano a partir dos conceitos da Teoria da Argumentação, façamos uma pequena análise deste caso. Dois pontos se destacam:

(1) o candidato busca confundir o eleitor ao enfatizar apenas seu primeiro nome, pois é homônimo de outro Ciro, que foi candidato a Presidente em outras eleições;

(2) o candidato comete um erro grosseiro, pois uma mudança de 360º, como disse o José Simão da Folha, deixaria o sujeito no mesmo lugar, só que um pouco mais tonto! kkkkkkk. Se os eleitores lembrarem das aulas de geometria, isto configurará uma petição de princípio?

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