São Fco.

São Fco.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Política como argumentação - II



Um dos conceitos importantes da Teoria da Argumentação é a noção de "Presença".

Ao construir seu discurso, o orador deve ressaltar seus argumentos principais, seus trunfos argumentativos, tornando-os presentes na mente do seu auditório.

Na última eleição municipal, o candidato vencedor trabalhou à exaustão a expressão "choque de gestão". Outra expressão utilizada "ad nauseam" foi, ao iniciar qualquer resposta ou raciocínio, "Márcio e eu" (na foto da esquerda, prefeito e vice juntos). Com isto, deliberadamente o candidato queria enfraquecer uma crítica de seus opositores, de não ser da cidade, de morar em Siderópolis (dizia-se isso dele na campanha). Márcio Búrigo, de família tradicional de Criciúma, do centro, ajudaria a minimizar esta possível fragilidade da candidatura Salvaro. Deu certo.

Nesta campanha me chamou atenção, neste viés, na última semana, a estratégia do candidato a federal Jorge Boeira (foto da direita). Com imagens em escala 1:1 de corpo inteiro, a cidade foi ocupada por dezenas de fotos do candidato se apresentando e pedindo voto à população. Considerando a quantidade de material, sua campanha enfatizou a noção de presença argumentativa com eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.