São Fco.

São Fco.

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Relato da África do Sul

Para quem não quer só saber de futebol, recomendo o link abaixo, do terra magazine, jornalista Bob Fernandes. Fala sobre o racismo ainda predominante naquele país.

http://blogdobobfernandes.blog.terra.com.br/2010/05/31/o-racismo-capturado-em-fotos-na-africa-do-sul-da-copa/

Meu comentário - o relato do Bob Fernandes me faz recordar uma sensação semelhante que tive há uns cinco anos atrás. Fui a um evento em Brasília, sobre ensino jurídico. Evento nacional, com professores de todos os cantos do país, realizado nas dependências da UnB.
Tudo parecia absolutamente normal, especialmente para alguém que, como eu, vive no Sul do país. Até que um professor me convidou para acompanhá-lo a uma transportadora nos arredores de Brasília, para buscarmos os livros que seriam lançados naquele dia.
Ao chegar à transportadora, não deu para não ver o contraste: a fazer força na carga e descarga, exclusivamente negros, ou enfim, pessoas com a pele definitivamente escura. Na hora o que se passava na UnB se fez presente: apenas brancos. E tem quem diga que não vivemos numa sociedade racista no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Serão aceitos comentários de todas as posições ideológicas, desde que sejam feitas sem agressões ou termos chulos.